na hora de tomar um comprimido ele vai pro estômago e não tem como ir pro canal de ar não é?

A resposta para sua pergunta é sim, pela anatomia do corpo, a traqueia (canal de ar) e o esôfago (canal para o estômago) estão um detrás de outro, adiante está a traqueia y atrás dela está o esôfago.

Quando a comida vai passando pela garganta, os reflexos neurológicos são activados e a traqueia fica fechada, assim que a comida só pode passar pela garganta para o esôfago.

Este é o proceso normal.